mais agilidade nos exames

Sistema de radiologia computadorizada é implantado no PA do Patronato


Foto: João Vilnei (Prefeitura de Santa Maria)

O Setor de Radiologia do Pronto-Atendimento Municipal Flavio Miguel Schneider (o PA do Patronato) está operando com um sistema de radiologia computadorizada. A tecnologia, que começou a funcionar na terça-feira da semana passada, promete melhorar os processos de trabalho, qualificando os serviços prestados à comunidade. Com a nova técnica de recepção de imagem, a expectativa é dar mais rapidez à realização de exames, além de reduzir custos e impactos ambientais.

Surto de toxoplasmose em Santa Maria é o maior no mundo

Conforme o supervisor técnico do Setor de Radiologia, Juliano Martinuzzi Ibaldo, o que mudou é a técnica utilizada para receber a imagem das radiologias. Ibaldo explica que, até então, o setor funcionava com um raio x analógico, que tinha como receptor de imagem um filme de raio x. Assim, após a radiografia ser realizada, o técnico precisava "revelar a radiografia", utilizando câmara escura, processadora de filme e produtos químicos.

O novo equipamento utiliza uma placa de imagem, à base de fósforo fotoestimulado, que não necessita mais ser revelada, passando apenas por um processo de digitalização, em que a imagem da radiografia aparece em um monitor. Segundo ele, esse é um investimento alto, e as vantagens são inúmeras. No raio x analógico, o processo _ em um caso de paciente simples, sem complicação _ durava de quatro a cinco minutos. Agora, de 30 segundos a um minuto, é possível ter o resultado da radiologia pronto, na tela do monitor. Além da qualidade da imagem, permite aproximar algum detalhe e mexer no contraste e na densidade, por exemplo.


Foto: João Vilnei (Prefeitura de Santa Maria)

A aquisição da radiologia computadorizada ocorreu por meio de licitação, sendo que a vencedora do processo foi a Indústria Brasileira de Filmes (IBF), uma multinacional representante da Agfa. O sistema é o mesmo utilizado pelo Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), além de clínicas particulares da cidade. O investimento foi de de R$ 142,8 mil. Foram adquiridos digitalizadora, impressora a laser, monitores, software, entre outros. Para agilizar o processo e reduzir gastos, as imagens são enviadas automaticamente, via sistema, para os consultórios do PA do Patronato.

No local, são cinco pontos de visualização: dois no consultórios infantis e dois nos espaços para adultos, além do monitor do médico radiologista.

Faltam materiais para diabéticos na Farmácia Municipal de Santa Maria

NOVOS INVESTIMENTOS 
Por enquanto, apenas os exames dos pacientes atendidos no PA do Patronato serão digitalizados e enviados via sistema ao médico. Os demais, seguirão recebendo impresso ou em CD/DVD. No entanto, a ideia é que o município adquira um equipamento completo, possibilitando a interligação do sistema com as demais Unidades de Saúde.  

Hoje, cerca de 4 mil exames de raio x são feitos no PA do Patronato, por mês. O Setor de Radiologia conta com três médicos radiologistas e 12 técnicos em radiologia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Husm só fará internações e cirurgias oncológicas e de urgência Anterior

Husm só fará internações e cirurgias oncológicas e de urgência

Surto de toxoplasmose em Santa Maria é o maior no mundo Próximo

Surto de toxoplasmose em Santa Maria é o maior no mundo

Saúde